segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Entrevista - Jéssica Paola

Oi pessoal!!!! Como foi o feriadão de vocês? O meu foi bom, viajei e fiquei bem desligada de tudo, o que foi muito bom, e trago novidades! Uma vez por mês (é o que pretendo) teremos aqui no blog uma entrevista bem legal, com algum convidado, então já podem mandar sugestões de entrevistados, perguntas, com mais informações na Fan Page no Facebook.

E nossa primeira entrevistada é uma das pessoas mais doces que já vi, com sua simplicidade encantadora. Gosto de dizer que ela é a arte em pessoa, pela maneira que fala da vida e seus devaneios e pela linda forma que se expressa. Nossa primeira entrevistada é Jéssica Paola Fleur, atriz, escritora, cantora e compositora, que adora ser chamada de "Jess" e ela irá falar um pouco de seus trabalhos e projetos.


Laryssa: Como e quando você se descobriu escritora e tão artística?

Jess: Faço arte desde que me lembro da vida. Não descobri. Um pássaro canta não por descobrir, mas por seu canto fazer parte de sua natureza. Eu só sigo a minha natureza pra ser feliz.


Laryssa: E a partir daí, digamos, como foi sua evolução na arte?

Jess: A vinda da arte se fortificava a partir da evolução da minha vida. A caminhada foi se fazendo, e eu fui junto. Aos 6 anos, pintava quadros. Aos 7, atuei na minha primeira peça onde eu representava "o amor". E foi indo. E foi lindo.


Laryssa: Como surgiu a ideia de escrever um livro? E quanto tempo durou o processo de criação?

Jess: O Seja O Que Flor não foi uma ideia que surgiu, foi uma história que eu comecei a viver (a escrever), e quanto mais eu escrevia, mais ele se ramificava em capítulos e se dava como livro.

Escrevi o Seja O Que Flor em uns 2 meses, mas o processo todo durou muito tempo, porque eu escrevo tudo à mão. Então tive que passar todo o Seja O Que Flor pro computador, depois veio a diagramação, a ilustração do miolo feita pelo meu queridíssimo multiartista Eduardo Vieira (que é também diretor do grupo artístico ING) e a ilustração da capa pelo ótimo Diego S.M. Saint Martin, diagramação, etc, todo o processo editora-gráfica. Hoje em dia, é lindo olhar pra trás e ver o presente sorrindo tanto pro futuro.

Capa do livro Seja O Que Flor


LaryssaQual é o tema principal do Seja O Que Flor?

Jess: Seres encantados, decretados à uma maldição, vêm ao nosso mundo e vivem a magia mais nesta terra, do que em seus próprios "vales encantados". A estória é movida especialmente pelo circo.
O resumo da moral que eu vivi dessa estória é de como seres encantados conseguem ver a magia a partir da rotina humana, não em forma de asas ou fórmulas, mas do amor. Essa é a mágica. A realidade pode ser um mar de rosas, é só se afogar.


LaryssaO que mais te inspirou para criar a história? E para publicá-lo?

Jess: A vida.


Laryssa: Qual é a sua ligação com as flores?

Jess: Não sei a origem da nossa relação, peguei o trem andando quando o assunto é sobre mim e as flores. Quando eu vi, já era. Ou melhor: quando já era, eu vi.



Laryssa: Ouvi dizer que você já tem outras obras literárias em mente. Pode-me contar sobre elas?

Jess: Desde o término do Seja o que Flor até seu registro na BN e seu processo de ilustração e diagramação, a ansiedade me fez idealizar 6 novos livros, além de projetos musicais. É a melhor parte: viver as estórias pela primeira vez.
O próximo já tem nome: “Maria”. É uma junção de contos deliciosos com trocentas Marias.


Laryssa: O quanto de seus personagens têm de você?

Jess: Tudo. Os personagens são pedaços de sentimentos, momentos, pessoas, lembranças.


Laryssa: Você também está trabalhando em um disco. Como surgiu o Veranear e como foi o processo criativo?

Jess: O Veranear surgiu no verão de 2012, por isso o seu nome. O processo de criação foi baseado na natureza e em como o sentimento de tristeza pode se aflorar e amanhecer bonito. Foi uma coisa Mário de Andrade: "Escrevo sem pensar tudo o que o meu inconsciente grita". A tarefa depois era só transmitir pro papel e pro violão. Sempre dou um sorriso quando lembro do Veranear, é descrito nas músicas isso de "um tempo bom, de sorrir", e o seu processo de criação foi verdadeiro com suas criaturas (músicas): foi um tempo bom, eu sorri. E sorrio até hoje.


LaryssaQual é a relação da sua arte literária e musical?

Jess: Total. Em ambas eu trabalho com a poesia para todos os gêneros, aspectos e divisórias intelectuais.
São minha válvula. Não de escape, mas de partida.



Laryssa: Quais são suas maiores influências?

Jess: A vida, de novo. Vinicius de Moraes, Drummond, Jô Soares, Chico Buarque... Mas também tem Nietzche, Bukowski... E não esqueçamos também das xícaras, louças de porcelana, quadros antigos, cheiros de livros, botas, sorrisos... A vida é minha influência.


Laryssa: Como uma moradora da Cidade Maravilhosa, em que aspectos o Rio de Janeiro te inspira?

Jess: Desde os aspectos arquitetônicos até os poetinhas - carinhosamente falando, nascidos da terra.
As outras 7 cidades em que morei me inspiraram tanto quanto.


Laryssa: No geral, como é seu processo criativo?

Jess: O meu processo criativo se assemelha à tarefa de amontoar pequenos objetos nostálgicos, tristes e/ou felizes a fim de tê-los numa penteadeira bonita. Ou como elaborar a junção de notas e letras - no sentido das notas e das letras serem momentos da vida, e colocá-las em uma sincronia.


LaryssaVocê faz algum tipo de atividade para exercitar a criatividade ou já é de nascença?

Jess: Não, não faço nenhum tipo de atividade. Mas já notei que quando estou junto da natureza escrevo sobre o mundo, o "mundo-eu" que conecta o resto do mundo todo. E quando estou junto do clima mais urbano, escrevo mais sobre mim, um "eu-mundo" que conecta à uma solidão que de tanto as pessoas sentirem, esta solidão torna-se o "coletivo real".


LaryssaE pra quem se acha artístico, mas tem medo/vergonha de se expôr, qual conselho você daria?

Jess: Seja feliz! A vida é agora!

Fotos e edições por Kelly Paúra

Então vamos falar do Seja O Que Flor, que em breve estará em nossas mãozinhas, porque acho que não foi só eu quem ficou morrendo de vontade de ler! A sua venda foi adiada, mas abriu sua pré-venda! É só mandar seu nome, endereço completo (com CEP) e seu user do instagram (se não tiver, mandar telefone) para contato@jessicapaola.com e seu nome será anotado em uma lista. As pessoas que comprarem o livro, no dia que abrirem as vendas, e seus nomes estiverem na lista especial, além do livro, vão receber um brinde surpresa e exclusivo. O que estão esperando pra mandar o e-mail??
O book trailer já foi lançado, só pra aumentar a curiosidade, e no instagram a Jess dá todas as informações e é onde vai ser divulgado a data do lançamento do livro, siga-a!

Qualquer dúvida, elogios, críticas, sugestões de tema e de qualquer coisa, precisando de alguém para conversar, querendo só mandar um “oi”, enfim, pra qualquer coisa, só me enviar um e-mail para: camerasfazemmiau@hotmail.com! Adorarei responder uma mensagem sua. E dá uma passadinha na Fan Page, curte lá que sempre estarei atualizando as novidades. Grande beijo e até a próxima!

7 comentários :

  1. Encantadora mesmo, as fotos ficaram lindas e esse livro despertou uma curiosidade *-*

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Helena... Jess, se você ver esse comentário, saiba que eu tenho saudades de conversar com você, e que nunca deixei de te achar linda! Sei que você deve ter uma impressão não muito boa de mim, pois te contaram mentiras... Mas Jess, eu to muito feliz por você ter conseguido escrever seu livro, sei que era uma das coisas que você mais queria, lembro como se fosse hoje como você adorava/adora escrever! Parabéns, você é linda e doce, sempre te disse. <3

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus, só me lembro dela como a criança linda que conheci, pela entrevista percebo que você continuar com o mesmo encanto de sempre, com a mesma doçura, delicadeza. te amo minha pequena grande artista. saudades, adorei ler a entrevista, adorei lhe ver brilhando e fazendo o que ama. estou emocionada e queria muito um dia poder lhe abraçar e transmitir a você todo o orgulho que estou sentindo você. hoje você me fez feliz.

    ResponderExcluir