segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

5 Temas Para Ensaios

Olá galereee, tudo bem com vocês? Quero avisar que criei vergonha na cara e agora tenho uma página pros meus trabalhos de fotografia, onde sempre estarei atualizando, além do blog; agradeço a que já curtiu e quem ainda não, dá uma passadinha lá!

Resolvi fazer essa postagem pra dar uma luz àquelas pessoas que querem um ensaio, mas não sabem nem por onde começar. Então criei cinco temas e os dividi em: lugar, roupas, maquiagem e exemplos de fotos. Essa postagem demorou alguns meses pra ficar pronta, por motivos de enrolação (hahahhah) e só pra constar, eu criei esses temas e os caracterizei, logo não gostaria de ninguém vindo falar "essa foto é outra coisa" e blablabla, pois eu os nomeei, mas quem quiser acrescentar algo (ficarei muito feliz) é só enviar uma mensagem por aqui. Espero que ajude vocês!

1. Vintage/Retrô
É o ensaio que quase todo mundo quer e o mais complicadinho. São parecidos e confundidos, mas têm suas diferenças. Digamos que você vai a um brechó e encontra um vestido lindo do tempo da sua avó: ele é vintage. São coisas fabricadas, feitas, há muito tempo atrás e que sobrevivem até hoje. Já o retrô são coisas produzidas nos dias de hoje, mas inspiradas no vintage. Entendeu?

Lugar: No meu ponto de vista, tudo depende das roupas. Se sua roupa tem bastante do tema, o local pouco importa, ficará bom. Do contrário, o lugar já precisa ser pensado. Procure saber se na sua cidade existem hotéis com essa temática na decoração, algum lanche, café, torteria, a casa de algum amigo, ambiente internos em geral. Dá até pra criar um espaço bem vintage na sua casa (dá uma olhadinha aqui aqui).

Roupas: Shorts e calças de cintura alta são bem vindos! Meia calça e tudo bem organizadinho. Mas como hoje, antigamente existiam várias ramificações na moda, então é recomendável dar uma pesquisada no que usar (até porque não sou nenhuma fashion stylist hashash).

Maquiagem:  Pode ser desde os famosos delineadores (aqui), até algo mais nude; separei aqui alguma ideias: aquiaqui e aqui.

Foto por Intóxica


2. Urbano/Grunge
Como o nome já diz, são fotos urbanas.

Lugar: O ideal seria em ruas, lugares pela cidade, praças, pichações, lugares abandonados e qualquer coisa acabadinha.

Roupas: Tênis All Star, coturnos, camisa xadrez, calça jeans rasgada/detonada, camisa gasta, sobreposições, jaquetas, bastante jeans e por aí vai...

Maquiagem: Algo bem simples até algo mais pesado, é tudo bem relativo. Deem uma olhadinha aqui 


Foto por Aline Angela

3. Sweet/Romantic/Poetic
São fotos que transmitem uma calmaria... chegam ser poéticas; é toda aquela delicadeza, aquele amor, tudo em uma foto só.

Lugar: Qualquer um basta! Já que o que vai caracterizar esse tipo de foto são as roupas usadas e as expressões da pessoa.

Roupas: É interessante dar preferência às cores mais claras, como branco, bege, e texturas delicadas, como renda, tule, seda, transparência, porém se forem bem usadas, roupas escuras são bem-vindas.

Maquiagem: Como tudo está indo para um lado, o ideal da maquiagem é algo bem sútil, leve, só o básico, pra não desviar o foco de tudo.


Foto por Alícia Cohim

4. Gótico
Como não achei outro nome, foi esse mesmo: são fotos com um ar mais sombrio, demonstrando algum sentimento, algo bem obscuro e coisas assim.

Lugar: Amo florestas pra esse tipo de foto, mas lugares abandonados, estradas, caminhos, na água, ou em qualquer lugar (sabendo fazer as expressões e tudo mais).

Roupas: Dando preferência ao preto, tudo vai bem.

Maquiagem: O preto de novo pode ajudar ou atrapalhar; se já está tudo preto demais, use algo mais leve.

Foto por Angelo Bonini

Foto por Angelo Bonini

5. Nature
Como o nome já diz, são fotos na natureza, e que abrem asas para a imaginação; dá pra brincar com a edição deixando o ar mais sombrio ou algo mais clean, e é possível se criar tudo! Eu amo!

Lugar: Na natureza, claro, em cachoeiras, florestas, campos, parques, praias e assim vai...

Roupas e Maquiagem: Como fica muito vago (fotos na natureza), é bom aplicar um sub tema para o ensaio pro ensaio poder ser destinado a algo.


Foto por Nicolas Bruno

Espero que realmente ajude vocês, porque fiz de coração e se alguém quiser acrescentar algo é bem-vindo, só enviar uma mensagem por aqui. Alguma sugestão para matéria, dúvida, crítica, algo assim? Entre em contato e logo será respondido. Beijo!

8 comentários :