sábado, 7 de dezembro de 2013

Conheça a Fine Art de Stephen Carroll




Stephen é um fotógrafo de fine art em tempo integral que trabalha com modelos amadores para criar imagens que contam uma história e realizar um impacto emocional. Apesar de sua formação acadêmica em filosofia e história da arte, muitas vezes mostra em seu trabalho, seu amor pelo cinema que é, provavelmente, a influência mais visível em seu alto contraste de baixa saturação de estilo narrativo, muitas vezes irritável.




Temas recorrentes na sua obra incluem figuras masculinas/femininas, relações conjugais e familiares, a natureza voyeurista da fotografia, a arte como um espelho da alma, interior versus exterior, e água como uma metáfora para o poder de dissolução de emoção. Embora você encontre uma paisagem nevoenta estéril ocasional em seu portfólio, a maioria de suas imagens incluem uma ou mais pessoas, ainda que pequena, uma vez que seu objetivo principal é abordar a natureza da nossa condição humana.... e acabar na capa de um alguns livros que façam o mesmo.





Depois de viver em New Orleans, Chicago e Bordeaux, Stephen voltou às suas raízes em Winchester, Virgínia primeiro para construir casas de costume, em seguida, para escrever pequenas ficções, agora para a construção de quadros fotográficos ficcionais. Além de algumas aulas técnicas, Stephen é essencialmente autodidata na arte da fotografia.






Seu trabalho recente tem uma abordagem conceitual para o ciclo de vida e morte, os altos e baixos de existência. Com modelos voluntários, ele encena quadros com conceitos como a emergência, tempo, amor, tentação, ascensão e queda. Ele e os voluntários brincam com diferentes configurações simbólicas e tira centenas de fotos em uma sessão típica. 
"Às vezes, a magia acontece em algumas delas, que eu reconheço só depois, pela forma como eles vão além das minhas ideias pré-concebidas, mostrando-me algo que eu não tinha percebido antes, abrindo novos caminhos."










Você pode encontrar mais do trabalho do Stephen no seu Flickr, onde sempre está atualizado, e no seu site.
Tem alguma sugestão? Entre em contato e logo será respondido!

As fotos estão com marca d'água porque: como qualquer um pode salvar as fotos do blog (ainda não sei como se desabilita isso, se alguém souber me ajude), o Stephen pediu que eu as colocassem pra evitar plágio e essas coisas desagradáveis (até porque já achei fotos dele no tumblr). Gostaria de o agradecer muito, primeiro por ter aceitado ter dado essa "mini entrevista" e segundo por ter sido super carismático e atencioso em relação a essa postagem, ele é um artista por inteiro!

Nenhum comentário :

Postar um comentário